Ser educado está custando caro?

Dizer ‘obrigada’ e ‘por favor’ para o ChatGPT pode custar caro; entenda

reprodução: TOTVS

Sam Altman, CEO da OpenAI e bilionário da tecnologia, admitiu recentemente que as pessoas que educadamente dizem “por favor” e “obrigado” aos seus chatbots de IA estão custando caro à empresa.
Quando um usuário no X (antigo Twitter) perguntou publicamente:

“Quanto dinheiro a OpenAI já perdeu em custos de eletricidade por causa de pessoas dizendo ‘por favor’ e ‘obrigado’ aos seus modelos?”, Altman respondeu: “São dezenas de milhões de dólares muito bem gastos.”
Pode parecer inútil tratar um chatbot com educação, mas alguns especialistas em IA defendem que isso é importante. Kurtis Beavers, gerente de design da Microsoft, afirma que a etiqueta “ajuda a gerar respostas mais respeitosas e colaborativas”, relata o Futurism.

Embora possa parecer inútil tratar um chatbot de IA com respeito, alguns arquitetos de IA afirmam que é uma atitude importante. Kurtis Beavers, gerente de design da Microsoft, por exemplo, diz que a etiqueta adequada “ajuda a gerar respostas respeitosas e colaborativas”.
“Usar linguagem educada estabelece um tom para a resposta”*, observa Beavers. O argumento faz sentido: o que consideramos “inteligência artificial” pode ser mais precisamente descrito como “máquinas de previsão”, como o texto preditivo do seu celular, mas com mais autonomia para gerar frases completas em resposta a perguntas ou instruções.
“Quando percebe a educação, é mais provável que responda de forma educada”, destaca um memorando da Microsoft WorkLab. “A IA generativa também reflete os níveis de profissionalismo, clareza e detalhe das instruções que você fornece.”
Uma pesquisa no final de 2024 descobriu que 67% dos entrevistados nos EUA relataram ser gentis com seus chatbots. Dentre os que praticam cortesia, 55% dos usuários de IA americanos disseram que fazem isso “porque é a coisa certa a fazer”, enquanto 12% o fazem para “apaziguar o algoritmo em caso de uma revolta da IA”.
Essa revolução da IA provavelmente está longe de acontecer, se é que vai acontecer — muitos pesquisadores duvidam que algum dia criaremos um algoritmo verdadeiramente “inteligente”, pelo menos com a tecnologia atual de modelos de linguagem (LLMs). Mas as consequências ambientais da IA atual são bem reais. Infelizmente, esses “por favores” e “obrigados” fazem mais mal do que bem.
Uma investigação do “The Washington Post”, em colaboração com pesquisadores da Universidade da Califórnia, estudou os impactos da geração de um e-mail de 100 palavras. Eles descobriram que um único e-mail consome 0,14 quilowatt-hora de eletricidade, o suficiente para alimentar 14 lâmpadas LED por uma hora. Se você enviasse um e-mail gerado por IA por semana ao longo de um ano, usaria impressionantes 7,5 kWh, aproximadamente o equivalente a uma hora de consumo de eletricidade de 9 residências em Washington DC.
Agora imagine os milhares de prompts longos que alimentamos diariamente em chatbots como o ChatGPT da OpenAI — definitivamente não é algo de baixo impacto.
Embora a etiqueta com a IA possa parecer trivial, tudo isso ressalta a realidade sombria de que nossas consultas têm consequências, especialmente para o meio ambiente. Os data centers que alimentam esses chatbots já consomem cerca de 2% da energia global, um número que deve disparar à medida que a IA invade todos os cantos da vida cotidiana.
Então, se você está pensando em agradecer ao ChatGPT/Gemini/Claude/Bing/Grok pelo seu trabalho, talvez seja melhor abandonar o chatbot e escrever o e-mail você mesmo. A Terra agradece.

 

Fonte: EPOCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima