Vem aí: Os 20 anos do Pedro Leopoldo Rodeio Show 

 

O maior evento da nossa cidade, este ano completa 20 anos de história! É isso mesmo, e nós 93.5fm tivemos a honra de visitar o Parque da Música, localizado no bairro Andyara (local onde acontece o evento desde 2024) e de conversar com os organizadores responsáveis pelo evento, com direito a dar um tchauzinho para o Tiago Brito, fundador do PLRS. 

Reprodução; Júllia Lara/ 93.5fm

Fomos convidados para uma coletiva e um tour, que aconteceu na sexta-feira (16), conversamos com a Ângela Paulo, coordenadora de comunicação do Pedro Leopoldo Rodeio Show e com o Gilberto Viana, organizador responsável pela infraestrutura do evento e braço direito do Tiago Brito. 

Durante o tour, a Ângela compartilhou conosco diversas curiosidades e fatos sobre o novo local, a infraestrutura, o projeto e claro, sobre esta edição do PLRS e as novidades para estes 20 anos. O evento que ocorre desde 2005, costumava acontecer em outro espaço, no parque de exposições Assis Chateaubriand, ela (Ângela) nos explicou que a mudança ocorreu devido a falta de estrutura e capacidade do parque de exposições para o tamanho do público do PLRS, o evento cresceu muito ao longo dos anos e o antigo local já não suportava mais, ela ainda acrescentou que o local onde era o estacionamento foi vendido para a construção de um hospital, portanto se fez necessário a busca de um novo local. 

Ainda em conversa, ela citou que como o espaço faz parte do APA Carste,demorou um pouco para a liberação de órgãos como o IFAM e ICMBio, o que trouxe um leve receio acerca do início das obras, durante a construção houveram geólogos acompanhando o projeto também, para garantir que tudo estivesse dentro dos trâmites ambientais.

Além disso, essa mudança favoreceu muito em questão de logística, afinal, acreditem ou não, do aeroporto de Confins até o Parque da Música são apenas 7 minutos de distância. E mais curiosidades: Durante o tour, ela nos falou também sobre a possibilidade de o parque da música sediar outros eventos, e revelou que neste ano ainda, haverá campeonatos esportivos acontecendo por lá e também a realização de um natal, o Parque Encantado, inspirado no Natal de Gramado e Curitiba. Quanto aos eventos musicais, será apenas o Rodeio mesmo, pois o local é intrinsecamente ligado ao evento. 

Ao fundo possível ver um dos camarotes do PLRS. Foto: Júllia Lara/ 93.5fm

Andamos por todo o espaço, e ela nos explicou mais sobre o layout do evento, que permanece o mesmo do ano passado, apenas com pequenas mudanças e algumas novidades, como o tamanho do telão de LED que no ano passado era de 750 metros e neste ano serão 900 metros, com isso também nos foi revelado o tamanho do palco, que é de 100 metros de comprimento, sendo o maior palco do estado de Minas Gerais. Palco esse também, que teve a posição estudada com auxílio de engenheiros de som, com física e matemática para que o som não afetasse o sono dos moradores em volta do local, ela disse que muitas pessoas tinham esse receio de que fosse ser muito alto e perturbar o sossego do pessoal, porém, não aconteceu, deu tudo certo e ninguém reclamou (inclusive até brincamos que alguns reclamaram pois queriam ter ouvido um pouquinho de Gusttavo Lima ou Ana Castela mas não ouviram nada). 

Na imagem, palco principal do PLRS, o maior palco de MG.

Diante disso tudo, todas as conversas sobre a estrutura, no final do tour pudemos entrevistar brevemente o Gilberto Viana, como dito antes, organizador do evento, e vamos deixar aqui, na íntegra, o que ele compartilhou conosco. 

 

Entrevista com Gilberto Viana, organizador do evento, infraestrutura do PLRS

Entrevistadora: Estamos aqui com o Gilberto, organizador do evento. Eu gostaria de saber quais foram os desafios para essa estrutura nova criada aqui.

Gilberto Viana: Primeiro, o desafio maior foi a construção mesmo do espaço no ano passado. A gente teve pouquíssimo tempo para poder executar aqui e fechar dentro desses muros, por exemplo, com 60 mil metros. Essa pavimentação, esse paisagismo, obras de drenagem, irrigação… e depois para vir a estrutura temporária. Então o desafio inicial, falando do ano passado, foi a obra. E esse ano, como o evento já está no layout definido, as obras praticamente foram executadas de forma geral, a gente está mais tranquilo esse ano.

Então o desafio é realmente entregar um evento melhor que do ano passado. A gente sempre trabalha que uma edição, a edição de 2024 foi melhor que 2023 e pior que 2025. Então a expectativa é realmente entregar um evento lindo. Em todos os aspectos a gente atende muito bem o nosso público.

Entrevistadora: Então alcançamos os objetivos, né?

Gilberto Viana: Exatamente.

Entrevistadora: E quais eram os receios da mudança? Houveram alguns? Se sim, quais foram?

Gilberto Viana: O desafio de mudança impõe para a gente vários desafios.

Realmente, era a gente implantar esse espaço em uma área nova, próximo a comunidade. Então a gente teve muito diálogo. A gente teve muito diálogo com a comunidade, tudo que eles reivindicaram a gente atendeu. E fizemos um trabalho realmente para que o evento não cause impacto para a região aqui. E funcionou muito bem, graças a Deus.

Entrevistadora: E por último, são 20 anos, né? E como vocês pensaram na estrutura para esse ano? Houve alguma mudança para a comemoração?

Ou algo assim?

Gilberto Viana: O layout do evento está sendo mantido porque funcionou muito bem. O evento, se você pegar o eixo do palco aqui, por exemplo, e dividir ele ao meio, um lado ele é simétrico com o outro, é um layout que atendeu, o evento tem oito setores, atendeu todos os setores muito bem. E a novidade deste ano é o after, é um palco que a gente criou, um palco menor dentro da área do Infinity e a gente vai ter uma programação de DJs nos dois sábados, no dia 7 e no dia 14. Para aqueles que ficarem até bem de manhã.

Entrevistadora: Muito obrigada.

Gilberto Viana: Obrigado eu.

 

Depois, ainda falamos mais com a Ângela, mas desta vez para entender mais sobre o concurso da Rainha do Rodeio, algo super interessante que movimenta o evento e trás uma representante para nossa cidade e para o PLRS. Em entrevista ela nos explicou tudo, e ainda sobre o line-up do evento. Segue abaixo nossa conversa: 

 

Entrevista com Ângela Paulo, coordenadora de comunicação do PLRS

 

Entrevistadora: Eu queria saber de você, Ângela, como que funciona o concurso da rainha do rodeio?

 

Ângela Paulo: Então, nós publicamos um regulamento em março, então foi feita a inscrição de 20 de março a 31 de março. Há uma seleção, foram mais de 600 inscritas, acho que chegou a 700. E aí a gente selecionou 30 candidatas, essas 30 candidatas compareceram a um evento presencial nosso, onde nós tivemos um corpo de jurados. Esse corpo de jurados votou na simpatia, beleza e comunicação. E aí selecionamos as nove mais bem votadas desse corpo de jurados. E agora elas passam por um período de gamificação, que elas estão entrevistando todo mundo, movimentando a cidade, elas vão para o comércio, elas vão para as lojas.

Elas arrumam uma movimentação maravilhosa. E aí, agora no dia 22, esse ano no Observatório, mais uma vez, vai ter um corpo de jurado e votação de cédula para que escolha a nova rainha do rodeio, que vai ser coroada e vai carregar a faixa por um ano.

 

Entrevistadora: Então a votação não é pelo público, e pelos jurados também né?

 

Ângela Paulo: Isso, é pelo público. De 19 a 21 de maio tem uma batalha nos stories que a primeira, segunda, terceira, depois é quarta, quinta, sexta, sétima, oitava e nona lugar, fica em grupos. Essa batalha vai ser para os nossos stories, a mais votada recebe pontos extras, as três mais votadas, para ir para o observatório na grande final.

 

Entrevistadora: E agora, para finalizar, com esses 20 anos de comemoração da criação do Pedro Leopoldo Rodeio Show. Todos os anos as pessoas têm uma grande expectativa em torno do line-up. Quem você acha esse ano que está sendo mais esperado?

 

Ângela Paulo: Nossa Senhora, eu não posso falar de um, né? Mas assim, tem um do coração meu, que é o Jorge e Mateus, né? Que é o que mais subiu nos palcos do Pedro Leopoldo Rodeio Show. Mas a grade está fantástica, né? Nós temos no primeiro dia aí Simone Mendes, Jorge Matheus, Matogrosso e Mathias. No segundo dia a gente tem aí… Luan Santana, Murilo Ruff e o Nathan. No terceiro dia, a gente tem Bruno e Marrone, Hugo e Guilherme, Lauana Prado.

No quarto dia, nós temos Zé Neto Cristiano, Zezé de Camargo e Luciano, Ana Castela e Diego e Arnaldo. Além do palco Talentos da Terra, que vem aí com o selo Moda Music, que é a Tainara e o Caio e Breno, além do Léo Max e o Pedro Libi.

E a gente também tem os DJs, que é o After, o novo espaço do Pedro Leopoldo Rodeio Show pra você amanhecer aqui, que vem com o Gregory Gondi dia 7 e no dia 14, o DJ Neto.

 

Entrevistadora: Muito obrigada.

Ângela Paulo: Eu que agradeço.

 

Muito bacana não é mesmo? E para fechar com chave de ouro ainda falamos com a Isadora Gonçalves, uma das finalistas do concurso e representante da nossa cidade mesmo, de Pedro Leopoldo, com apenas 18 anos ela está esperançosa e confiante nessa reta final, confira nosso breve papo com a moça. 

 

Entrevista com a Isadora Gonçalves, finalista do concurso da Rainha do Rodeio, candidata daqui de Pedro Leopoldo.

 

Entrevistadora: Como que foi a ideia, como que surgiu a ideia, a vontade de participar do concurso?

 

Isadora Gonçalves (finalista do concurso “Rainha do Rodeio”): O que que acontece? Foi ano passado, né? Eu era menor de idade. Aí meu pai brincou comigo, foi no dia dos pais, ele ainda brincou comigo, falando, ah, ano que vem você que vai ser a candidata a Rainha do Rodeio. Eu falei, “ah, não vou não, para de bobagem, eu não tenho vontade, eu tenho vergonha”.

Aí esse ano surgiu as inscrições, eu falei assim: “Eita, será que eu vou?” Aí eu perguntei a minha irmã e ela falou assim: “Ah Isadora, vai! Se der certo, deu, né?” Aí eu fiz as inscrições, aí assim que saiu o resultado eles me mandaram mensagem que eu fui selecionada entre as 30, né? Aí eu fiquei muito feliz, aí quando eles me mandaram que eu tava entre as 30, minhas expectativas já estavam lá em cima, eu já tava ansiosa, eu já tava imaginando eu sendo a candidata mesmo. Então surgiu mesmo assim do meu pai brincando comigo, não levei muito a sério na época não aí nesse ano eu falei: “ah, vou fazer, vamos ver o que vai ser, se deu, deu” e acabou que graças a Deus deu certo e eu tô muito confiante que eu vou ganhar se não, só de eu estar participando entre as nove finalistas já é uma honra pra mim

 

Entrevistadora: E o que o Rodeio significa pra você assim?

 

Isadora Gonçalves: Então foi igual eu falei na rádio, né? Por eu ser daqui de Pedro Leopoldo, eu sempre acompanhei a festa, sempre acompanhei o evento. E pra mim, Pedro Leopoldo, o Pedro Leopoldo Rodeio Show é a nossa marca, é a nossa tradição. Então pra mim representa isso mesmo, representa os Pedroleopoldenses, representa eu que sou daqui de Pedro Leopoldo. Então representa raiz, cultura, tradição. Pra mim é tudo que o rodeio representa.

 

Entrevistadora: Muito obrigada, viu? Boa sorte!

Isadora Gonçalves: Eu que agradeço, obrigada.

Fica aí, nosso desejo de sorte para as meninas, que vença a melhor e bom, em breve saberemos quem carregará essa coroa (ou será um chapéu), por todo este evento e até o ano de 2026.

E, bom, pessoal, já está pertinho de começar a nossa época mais sertaneja do ano aqui em PL, o evento se inicia dia 6 de Junho, indo até o dia 14, contando com os maiores nomes do sertanejo brasileiro. 

Os ingressos estão disponíveis para a venda no site: https://plrs.com.br/ e assim, se eu fosse você, eu não perderia a oportunidade de participar deste evento incrível que neste ano promete ser ainda maior! 

E mais, uma diquinha para vocês, durante a programação da 93.5fm está rolando uma promoção, em que você pode concorrer e ganhar a chance de estar no PLRS e no camarote hein? Fique atento e não perca essa oportunidade! 

É isso, ficamos por aqui com essa matéria, ansiosos para o evento e gratos pelo convite que recebemos.

Em breve com mais novidades. 

 

Até a próxima, 

 

EQUIPE 93.5 FM/ REPORTAGEM: Júllia Lara 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima