Estagiária encontra carta de Juscelino Kubitschek dentro de livro em museu mineiro

Uma carta original do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) foi encontrada no acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O documento, datado de 1961, estava escondido entre as páginas de um livro e foi localizado pela estagiária de Museologia Jussara Soares.

A correspondência, autenticada por selo em alto relevo e pela assinatura de JK, registra parte de seu discurso de despedida da Presidência da República. No texto, Juscelino agradece ao povo brasileiro e afirma ter cumprido os compromissos assumidos ao longo dos cinco anos de governo. O envelope não foi localizado, e o destinatário da carta permanece desconhecido.

“Esta foi uma carta que JK enviou para várias pessoas em janeiro de 1961, mas não temos o destinatário do documento que está no acervo do Museu de Poços. Encontrei um tesouro”, afirmou a estagiária em declaração à prefeitura da cidade.

Confira o conteúdo da carta na íntegra:

As esperanças e energias dos povos americanos para o objetivo ao subdesenvolvimento. E todo esse esforço culminou no cumprimento da meta democrática, quando o nosso país apresentou ao mundo um admirável espetáculo de educação política, que me permite encerrar o mandato, num clima de paz, de ordem, de prosperidade e de respeito a todas as prerrogativas constitucionais.

Sejam quais foram os rumos da minha vida pública, levarei comigo, ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos.

FONTE: bhaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima