Procons de todo país se movimentam ao longo desta semana para orientar clientes e solucionar possíveis reclamações em razão da Black Friday. A Campanha chegou ao Brasil há cerca de 20 anos e é uma das datas que mais impulsionam o comércio.

O final do mês de novembro passou a ser muito aguardado por grande parte da população que deseja adquirir produtos e serviços sem pesar tanto no bolso. A Black Friday reúne ofertas em lojas físicas e online que atraem aqueles interessados em economizar. Contudo, os consumidores precisam estar atentos para evitar golpes e garantirem seus direitos. Por esse motivo, o órgão estará de plantão por todo o dia 28 de novembro, a famosa black friday, para evitar quaisquer ações que vão contra o código de consumidor.
O Coordenador do Procon, Rafael Meira explica as principais orientações para quem deseja fazer compras durante o período.
“Nesse período de Black Friday, a primeira medida que o consumidor tem que adotar é evitar a compra por impulso. A gente vive um período em que boa parte da população brasileira está endividada. Definida a necessidade da aquisição do produto ou serviço, realizar a pesquisa de preços e entender qual é o padrão de preço praticado no mercado para aquele produto ou serviço. E, assim, o consumidor consegue identificar se, de fato, aquela oferta é vantajosa. Outra questão relevante é buscar fornecedores confiáveis, seja nas compras presenciais ou nas compras online, com o cuidado de, na compra presencial, documentar a oferta e também exigir o cupom fiscal”.
Segundo o coordenador, as ocorrências mais comuns no período costumam estar relacionadas à não entrega dos produtos adquiridos, principalmente nas compras online, ou problemas relacionados a vícios ou defeitos nos produtos. Outra situação recorrente é a falta de informação ou abusividade na cobrança de juros nas compras parceladas. “Muitas vezes, devido a esse volume grande de vendas em um mesmo período, algumas empresas não prestam a devida informação ao consumidor dos termos da aquisição, quantas parcelas que vão sair, qual o valor total da compra, à vista e a prazo, qual a porcentagem de juros que está sendo aplicada, se essa compra é realizada diretamente com o lojista, ou se está sendo financiada com um banco”.
Então, atenção: Aproveite as promoções, faça suas compras de fim de ano mas, esteja sempre atento aos seus direitos, consulte sempre o código do consumidor e o site do Procon, e se preciso for contate a ouvidoria.
Aqui segue o site do Procon-MG: https://aplicacao.mpmg.mp.br/ouvidoria/service/procon
Redação 93,5fm
FONTE: Canção nova, prefeitura de Vitória da Conquista


