Belo Horizonte enfrenta, desde o início do ano, um período de chuvas fortes e praticamente contínuas. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse cenário é provocado pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém o tempo nublado e com condições de chuva a qualquer hora do dia, por vários dias seguidos. Em breve, no entanto, a situação deve mudar.

Segundo a meteorologista, esse episódio da ZCAS teve início no último sábado, dia 3 de janeiro, e segue até esta quarta-feira (7).
“Este fenômeno, Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é caracterizado pelo acoplamento de uma frente fria com um canal de umidade que se estende da Amazônia até as regiões Centro-Oeste e Sudeste, favorecendo a formação de uma extensa faixa de nebulosidade, que se inicia na Amazônia, e a ocorrência de chuvas persistentes”, explica a meteorologista Anete Fernandes.
A previsão indica mudança no tempo a partir de quinta-feira, dia 8. Com o fim da atuação da ZCAS, o sol volta a aparecer em Belo Horizonte. As temperaturas devem se elevar, por se tratar do verão, mas sem atingir os níveis registrados durante o Natal e dias seguintes devido à onda de calor.
Alertas da redação da 93fm Radio Show:
Obs: Ainda estamos em uma época chuvosa e de grandes volumes,portanto, fique seguro.
- Ouça os alertas da Defesa Civil e permaneça afastado de zonas de risco e evite locais de enchentes e alagamentos.
- Carregue sempre um guarda-chuva e uma capa de chuva.
- Em caso de ser surpreendido por uma tempestade, busque um local coberto e permaneça lá até que diminua.
E para finalizar, ande com cuidado nas estradas, o trânsito se torna ainda mais perigoso na chuva.


