Estudo revela: Consumo diário de vitamina C traz benefícios para a pele

Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriram que a vitamina C ingerida através de alimentos penetra em todas as camadas da pele, melhorando a produção de colágeno e acelerando a renovação celular. O estudo, publicado no “Journal of Investigative Dermatology”, acompanhou 24 adultos saudáveis que consumiram kiwis diariamente durante dois meses.

 

A vitamina C (ácido ascórbico) é um nutriente hidrossolúvel essencial que o corpo não produz, devendo ser obtido via dieta ou suplementos, e atua como um poderoso antioxidante, fortalecendo a imunidade, auxiliando na produção de colágeno (pele, ossos, cicatrização), melhorando a absorção de ferro e protegendo as células do estresse oxidativo, sendo fundamental para diversas funções corporais

Uma pesquisa, conduzida pela Faculdade de Medicina da universidade, buscou compreender os efeitos diretos da vitamina C alimentar nos tecidos cutâneos. O trabalho foi dividido em duas etapas: primeiro, os cientistas analisaram a relação entre os níveis de vitamina C no plasma sanguíneo e na pele usando amostras de tecido cutâneo saudável de pacientes submetidos a cirurgias eletivas; depois, realizaram uma intervenção dietética controlada.

Os 24 participantes foram divididos igualmente entre a Nova Zelândia e a Alemanha, com 12 pessoas em cada país. Todos seguiram o mesmo protocolo durante oito semanas, consumindo dois kiwis SunGold por dia.

A professora Margreet Vissers, autora principal do estudo, explica como a pesquisa foi conduzida. “Todos foram instruídos a consumir dois kiwis Gold diariamente — o equivalente a 250 microgramas de vitamina C — por oito semanas. Coletamos amostras de pele antes e depois da intervenção, com análises separadas que nos permitiram examinar as camadas basais da pele em Christchurch e a camada dérmica externa e testes de função da pele na Alemanha”, detalha.

Os resultados mostraram uma correlação direta entre o aumento dos níveis plasmáticos de vitamina C e sua presença na pele. “Ficamos surpresos com a estreita correlação entre os níveis de vitamina C no plasma e os da pele — isso foi muito mais marcante do que em qualquer outro órgão que investigamos”, afirmou Vissers, em comunicado.

“O outro achado realmente substancial mostrou um aumento significativo nos níveis de espessura da pele dos participantes, refletindo a produção de colágeno e um aumento na regeneração de suas células epidérmicas, em outras palavras, renovação da pele”, destacou a pesquisadora.

A equipe realizou os testes em laboratórios da Universidade de Otago e em instalações na Alemanha, onde os participantes alemães foram recrutados e avaliados pelo Instituto SGS Fresenius em Hamburgo.

 

FONTE: O TEMPO

Complementos: Redação 93fm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima