Lagoa da Pampulha tem melhora na qualidade da água e pode voltar a receber navegação turística

A Lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte, registrou índices de qualidade da água que variam entre aceitável, bom e ótimo, segundo a Copasa e a prefeitura; e podem permitir a prática de esportes náuticos e a retomada da navegação turística.


A Prefeitura estuda os parâmetros apresentados pela Copasa para definir a regulamentação das atividades aquáticas. Em julho, representantes da Capitania dos Portos Fluviais de Minas Gerais, da Marinha do Brasil, também vistoriaram o local para avaliar a viabilidade da navegabilidade.
Segundo a Copasa, os índices registrados se enquadram na classe 3 da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o que sinaliza possibilidade de navegação em determinados trechos.
A companhia lançou, em conjunto com o Governo de Minas, dois editais que somam R$ 21 milhões para monitoramento contínuo da água e reforço na infraestrutura de esgotamento sanitário na bacia da Pampulha. Os contratos terão vigência inicial de 30 meses e podem ser prorrogados.
De acordo com a Prefeitura, o Índice de Qualidade da Água (IQA) chegou a 82 em uma das medições realizadas em junho, o que é classificado como “ótimo
Enquanto a regulamentação da navegação não é definida, seguem as iniciativas de monitoramento e mobilização comunitária.

FONTE:  G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima