Clubes e restaurantes de Belo Horizonte começaram a suspender a venda de bebidas destiladas devido ao aumento dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no país. Até a tarde desta quinta-feira (2), o Brasil registrou 59 notificações, a maioria em São Paulo (leia mais abaixo).
Nenhum caso havia sido confirmado em Minas Gerais até esta quinta-feira, e o anúncio feito por alguns estabelecimentos é uma medida preventiva.
Sem ocorrências em MG:
A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), Karla Rocha, destacou que não foram identificadas ocorrências suspeitas de intoxicação no estado, mas a orientação da entidade é que os estabelecimentos comprem bebidas somente de fornecedores confiáveis.
Outra recomendação é atenção a sinais de adulteração, como lacres tortos, erros de impressão, odor de solvente e preços baixos.
Nesta semana, o Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, expediu uma recomendação a Abrasel e outras entidades do setor para que reforcem os mecanismos de controle e rastreabilidade na comercialização de bebidas alcoólicas.
O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos e é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
FONTE: G1