Prefeito Ítalo Borges detalhou as metas do projeto econômico que promete ser o maior do Vetor Norte, durante a Sessão de abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Matozinhos.

Na abertura da sessão, o prefeito agradeceu a presença da imprensa, ressaltou a importância do trabalho jornalístico e afirmou precisar do apoio dos veículos de comunicação para essa nova etapa da cidade. Durante o evento, o prefeito entregou ao presidente da Câmara, Gercy Gonçalves, o Relatório de Gestão 2025, um documento que detalha todas as ações e resultados obtidos pela administração municipal no último ano.
A sessão foi iniciada pelo prefeito apresentando os trabalhos das secretarias e resumindo o que foi realizado ao longo do último ano. Entre os destaques, citou a criação da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Meio Ambiente, detalhando a importância dessas pastas, a distribuição de verbas e as demandas atendidas. Também foi revelado que a cidade recebeu do governo federal o Selo Ouro da Educação, após gabaritar 133 dos 150 pontos necessários, feito histórico para a educação do município. Para além disso, se tratou de uma breve prestação de contas bem explicada, direcionada ao legislativo, população e imprensa presente.

Entre os projetos enviados à Câmara para este ano, estão 18 propostas de lei, incluindo a transformação da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico em secretaria, considerada essencial para a consolidação da segunda fase do Programa Decola. Borges também falou sobre a parceria entre Legislativo e Executivo, destacando que a Câmara superou todas as metas do ano passado, e sobre o apoio de deputados estaduais e federais para os projetos da cidade.
Na área de desenvolvimento econômico, o prefeito destacou a criação da lei de condomínios fechados, que dispensa a ação do órgão regulador metropolitano em Belo Horizonte, e a lei de isenção de impostos, voltada para incentivar novos investimentos no município. E aqui, no breve vídeo abaixo, ele explicou melhor sobre essas novas resoluções que estão previstas na segunda fase do Programa Decola.
Veja o vídeo:
Neste vídeo o prefeito exemplifica melhor sobre qual é o processo atual para a construção de condomínios na cidade de Matozinhos, aponta porque é necessário a criação de uma lei específica do município para que esse processo seja acelerado, e a cidade não perca investidores.
Nesse sentido, o Programa Decola em sua segunda fase, chega com metas ambiciosas: atrair investimentos, gerar empregos e posicionar a cidade como um polo estratégico de desenvolvimento no Vetor Norte. Para detalhar esses objetivos e os próximos passos, nossa repórter Júllia Lara conversou com o prefeito da cidade, Ítalo Borges.
Confira abaixo:
Entrevista – Júllia Lara, 93FM RÁDIO SHOW com Prefeito Ítalo Borges
Júllia Lara: Estamos aqui na Câmara Municipal de Matozinhos com o prefeito Ítalo Borges. Boa noite, prefeito.
Prefeito Ítalo Borges: Boa noite. Tudo ótimo. Seja bem-vinda. Muito obrigado pela presença, tá?
Júllia Lara: Eu que agradeço
Júllia Lara: Então, eu gostaria de saber sobre essa segunda fase do projeto Decola. E quais foram os principais resultados obtidos na primeira fase do programa que indicaram que deveria avançar para essa segunda fase?
Prefeito Ítalo Borges: Muito obrigado pela pergunta. A primeira fase nos mostrou que estamos no caminho certo. Era uma primeira fase de desburocratização. Então, hoje a gente já tem dados que comprovam que mais empresas foram abertas em Matozinhos, e a gente está falando mais do público voltado para pequenos e médios empreendedores. Então, vários MEIs e outras empresas, até mesmo do Simples Nacional, enquadrado dessa forma. Isso já é fato, é concreto, são dados, mais empresas, no período de janeiro e início de fevereiro. E então, no período de dezembro e janeiro foram mais processos realizados que quase todo o ano de 2025, tirando dezembro. Então são dados que mostram que a gente está no caminho certo. E essa segunda fase vem para consolidar Matozinhos no mapa do desenvolvimento.
Júllia Lara: O senhor esteve dizendo aqui para a gente, sobre Matozinhos disputar o investimento com outras cidades do Vetor Norte, isso é fato, e eu gostaria de saber quais são os diferenciais que fazem com que a cidade deva receber esses investimentos neste momento, dessa segunda fase do projeto.
Prefeito Ítalo Borges: Primeiro, que agora a gente está criando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a gente também está criando a nossa legislação própria para condomínios, seja imobiliário ou seja industrial. A primeira vantagem disso é tempo. A gente sabe que no meio comercial, no mundo empresarial, tempo é dinheiro, né? Então, quando a cidade não tem essa legislação própria, e poucas cidades têm, os projetos ficam parados durante muito tempo em agências reguladoras, seja no Estado, seja na União. Trazendo essa legislação própria para o município, a gente consegue dar celeridade nos processos. Então, tempo é dinheiro, é a primeira vantagem para o vendedor. A segunda vantagem é a isenção de imposto. Então, a gente está direto no custo da operação, seja do industrial ou seja do imobiliário. Então, durante os próximos oito anos, Matozinhos terá isenção de ITBI e de IPTU para os novos empreendimentos.
Júllia Lara: É uma grande vantagem.
Prefeito Ítalo Borges: Excelente vantagem.
A gente espera atrair os investimentos dessa forma.
Júllia Lara: E para finalizar, minha terceira pergunta é com relação ao crescimento populacional que vocês prevêem com essa segunda fase do projeto. Eu gostaria de saber como a cidade está se preparando para isso em questão de saúde, de educação, saneamento… Para esses novos moradores, esse crescimento populacional que a cidade visa ter diante desse projeto.
Prefeito Ítalo Borges: Excelente pergunta. Muito obrigado. Como eu falei aqui mais cedo, a gente tem que crescer sim, mas não a qualquer custo, e crescer de forma organizada e planejada. Quando a gente traz a aprovação dos empreendimentos para dentro da gestão, a gente consegue controlar e já saber dos prazos que eles vão ser instalados. Mas antes disso, a gente já está, como foi dito aqui hoje, em construção de novos prédios públicos para o serviço público. Então hoje a gente já tem uma ampliação da nossa frota de transporte coletivo, já tem contrato prevendo isso, caso necessário, a gente consegue aumentar nossas rotas e nossos veículos. Já está previsto e apresentado aqui hoje também construção de mais três UBSs e mais quatro creches no município. Então a gente está fazendo tudo de forma pensada, de forma escalonada, já adiantando o processo para se quiser ‘startar’ seja simplesmente a fase de realmente assinar contrato.
Júllia Lara: Ok, muito obrigada, prefeito.
Tenha uma boa noite e eu gostaria de aproveitar para te parabenizar pelo seu trabalho e pela abertura à imprensa nesse dia tão importante desse lançamento do programa.
Prefeito Ítalo Borges: E eu que agradeço. A imprensa tem um papel fundamental nessa trajetória e a gente conta muito com vocês.

Se faz necessário ressaltar que a equipe de imprensa contou com o suporte da assessora de comunicação da prefeitura, Munick Dantas, que auxiliou os profissionais presentes, garantindo organização e acesso às informações da sessão.
Ao final da sessão, os vereadores destacaram o início dos trabalhos legislativos para este ano, fizeram um balanço das ações realizadas no ano anterior e reforçaram a parceria entre Legislativo e Executivo. Todos enfatizaram o compromisso de seguir trabalhando de forma dedicada, buscando sempre o melhor para a cidade de Matozinhos e sua população.

A equipe da 93 FM Rádio Show agradece à Prefeitura e à Câmara Municipal pelo convite para acompanhar a coletiva e a sessão, garantindo à população informações detalhadas sobre os projetos e ações do município.

MATÉRIA: JÙLLIA LARA – REDAÇÃO 93FM RÁDIO SHOW
ADEMAIS FONTES: Site da Câmara Municipal de Matozinhos.


