Graças a uma regra trabalhista da Rússia um jovem de 23 anos conseguiu se aposentar após trabalhar por dois anos seguidos.
Segundo a mídia controladora da Rússia esse acontecimento foi: “Um testamento da flexibilidade e das capacidades do sistema de proteção social na Rússia”.

Isso mesmo! Pode até parecer impossível, mas aconteceu, graças a uma regra trabalhista russa que triplicava o tempo de trabalho de determinados funcionários do governo russo, nesse caso, de quem continuou trabalhando durante a Lei Marcial do país. Em cada mês trabalhado pelo russo Pavel Stepchenko, na verdade foram creditados três meses, e assim, ele logo conseguiu acumular o suficiente para se aposentar tão cedo, sendo assim, em novembro de 2023 ele entrou com um pedido de aposentadoria e conseguiu conquistar a sua pensão integral.
Esse recorde foi reconhecido pela espécie de Guinness book da Rússia, “O Livro de Registros da Rússia”.
Como ele conseguiu essa façanha?
Pavel começou a estudar aos 16 anos, em uma escola do Ministério de Assuntos Internos da Rússia, depois de 5 anos estudando, ele começou a trabalhar na divisão territorial do sistema de assuntos internos e apenas dois anos depois ele se aposentou. Isso aconteceu porque o país dele estava em estado de Lei Marcial e durante esse período (segundo a legislação russa), cada mês trabalhado é creditado como três. Dessa forma, ele conseguiu esse feito inédito, se aproveitando dessa pequena brecha dentro da legislação.
Imagina, poder descansar a partir dos 23 anos, cá entre nós muitos pagariam por isso, hein, na verdade esse é o sonho de todo jovem moderno.