Sim, nesta quinta-feira, 8 de abril, durante o Conclave, os cardeais entraram em consenso e o novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana foi escolhido. Testemunhamos a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina e sabíamos que agora é real: Temos um novo Papa!

Nós já temos detalhes sobre o cardeal escolhido que já foi oficialmente apresentado aos fieis, o 267° Papa se trata do cardeal americano Robert Francis Prevost, e adotou o nome de leão se tornando então o Papa Leão XIV. O cardeal Robert é estadunidense, natural de Chicago, e em 2023 foi nomeado Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina pelo Papa Francisco. Além disso, o cardeal faz parte da ordem de Santo Agostinho.
A escolha do nome Leão XIV carrega um grande significado. Os Papas Leão anteriores foram conhecidos por suas contribuições intelectuais e pastorais, com destaque para Leão XIII, autor da encíclica “Rerum Novarum”, que marcou o início da moderna doutrina social da Igreja. A escolha deste nome pode indicar uma intenção de focar em questões sociais e na evangelização no mundo contemporâneo.
Agora o mundo aguarda a aparição do Papa na loggia central da basílica de São Pedro para saudar a igreja e conceder a primeira bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo).
Fonte: G1/redação 93.5fm